Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas - PPGMCF

Apresentação

O Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) em nível de mestrado e doutorado é credenciado pela CAPES e iniciou suas atividades em março de 2009. Este Programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia e tem como o principal objetivo promover o fortalecimento e a expansão da Pós-Graduação em Fisiologia no Brasil. O PPGMCF está estabelecido pela associação de pesquisadores distribuídos em instituições onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de Pós-Graduação consolidados (Instituições Nucleadoras), fortalecendo, dessa forma, as instituições associadas para serem capazes de trilhar seus caminhos de forma independente.

Atualmente, o Programa, regido por regulamento próprio que segue as normas gerais da Pós-Graduação do país e da CAPES, é coordenado por Colegiados Administrativos Locais e um Colegiado Geral e é constituído por docentes das Instituições Nucleadoras (UFMG, USP-SP-ICB, USP-RP, USP-SP-IB, UFRJ, UFRGS) e Associadas (UEL, UERN, UNIFAL, UFSC, UFRRJ, UFRJ, UNESP, UFBA, UFVJM, UFG, UFPB, UNIPAMPA, UFPel, UFPE).

Os estudantes do programa podem ser assistidos por dois orientadores, um pertencente à Instituição Associada, e outro pertencente a uma das Instituições Nucleadoras.  Os estudantes são matriculados na instituição de vínculo do orientador da Instituição Associada, onde realizam boa parte do trabalho de dissertação ou tese entre outras atividades inerentes ao Programa.  Os estudantes escolhem a(s) Instituição(ões) Nucleadoras para cursar as disciplinas necessárias para integralizar a carga horária exigida, de acordo com um elenco de disciplinas nas Instituições credenciadas pelo programa.

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas tem como objetivo incentivar a pesquisa, a produção científica e a inovação na área de Ciências Fisiológicas para, assim, ampliar o número de profissionais com qualificação moderna e diferenciada na área, aptos a produzir e difundir conhecimento e com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais. Somado a isso, almejamos potencializar o estudo e a produção na área de fisiologia, aumentar a formação do quadro de pessoal na área, melhorar a infraestrutura e ampliar parcerias institucionais.

- Conceito 4 Conceito 4 Conceito 3

Área de Concentração Ciências Fisiológicas
  • Controle do Metabolismo Energético e da Ingestão Alimentar;
  • Ensino de Fisiologia e Divulgação Científica;
  • Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos;
  • Fisioecologia de Animais Aquáticos e Terrestres;
  • Fisiologia do Exercício Físico;
  • Fisiologia do Sistema Cardiovascular;
  • Fisiologia e Farmacologia da Dor, da Inflamação e da Reparação Tecidual;
  • Fisiologia Endócrina;
  • Neurofisiologia e Comportamento;
  • Neuroimunoendocrinologia;
  • Regulação da Função Respiratória;
  • Regulação do Equilíbrio Hidroeletrolítico;
  • Sinalização Intracelular.

Redação Científica em Ciências Fisiológicas (UNIPAMPA), Regulação Hormonal do Metabolismo e Distúrbios Metabólicos (UFPel), Seminários I (UFPel), Seminários II (UFPel), Integração Metabólica (UFBA), Seminários de Pesquisa I (UFBA), Transmissão Sináptica (UERN), Bioestatística I (UERN), Imunidade inata: da detecção de agentes estranhos à resposta imune adaptativa (UNIFAL), Fisiopatologia do Sistema Respiratório (UNIFAL), Fisiol. da Nut. e Inter-Rel. Metabólica (M) (UFRJ), Mod. Animais p Estudo de Disrup. End. (M/D) (UFRJ), Papéis Fisiológicos dos Glicanos (M/D) (UFRJ), Psicofisiologia (UFRJ), Análise Estatística e Interp. de Dados (M/D) (UFRJ), Atualiz. C. e Met. Pesq. Fisiol. Integ. (M/D) (UFRJ), Seminários em Met. E Bioenergética (M/D) (UFRJ), Plasticidade do Sistema Nervoso (M/D) (UFRJ).

Site: ppgmcf.com.br