Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais - PPGPC

Missão 

Produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes em performances culturais, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. Esta, por sua vez, atende a missão da Universidade Federal de Goiás, que é: Produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

 

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Objetivos

O programa tem como objetivo geral formar discentes e pesquisadores para a diversidade das Performances Culturais, inserindo-os na discussão e nos desafios que o mundo enfrenta, a fim de colaborar com a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e a promoção científica e tecnológica.

Objetivos específicos:

  • Viabilizar, em parceria entre docentes e discentes, diálogos e parcerias nacionais e internacionais no contexto interdisciplinar das performances culturais, visando à expansão das atividades de cooperação e a maior inserção no cenário científico e tecnológico mundial.
  • Construir, em parceria entre docentes e discentes, ações de visibilidade e divulgação das atividades de pesquisa e inovação, induzindo a apropriação pela sociedade do conhecimento científico e tecnológico produzido no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais.

 

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Diferenciais

- Entre as ações desenvolvidas pelo programa, destacam-se: realização de aulas abertas com professores de universidades externas a exemplo de: Francisco Elinaldo Teixeira (Unicamp); Conceição Ferreira (UEG); participação em eventos como o SIIMI (Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas); formação dos discentes em grupos de pesquisa, em diálogo com a graduação e a extensão universitária a fim de estabelecer laços estreitos com outras universidades locais. Além disso, quanto ao impacto da produção intelectual do PPG de Performances Culturais, é importante sublinhar a produção do professor Robson Corrêa de Camargo, membro fundador do programa, o professor vem organizando, com pesquisadores de diversas áreas, mesas sobre Performances Culturais em Associações de Pesquisadores de Artes Cênicas; Antropologia, Artes Visuais; Linguagem e Literatura.

- O PPG tem enraizamento não apenas no universo acadêmico, mas também na sociedade e na cultura brasileiras, uma vez que envolve atores sociais que estão em permanente diálogo com organizações da sociedade civil diretamente relacionadas ao âmbito das artes, do patrimônio histórico, da afirmação de identidades e diversas outras ações de produção e defesa dos valores culturais na sociedade brasileira contemporânea. Como exemplo disso, podemos destacar uma série de ações, tais como a atuação do programa com um representante (Prof. Lisandro Nogueira) na coordenação da Orquestra Filarmônica de Goiás; na realização do evento Café de Ideias no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com convidados como Fernando Gabeira, Marilena Chaui e Luis Carlos Bresser Pereira; na coordenação do FICA - Festival Internacional do Cinema Ambiental e na coordenação do Encontro Nacional da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema).

 

 

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Infraestrutura 

O Programa de Pós-graduação em Performances Culturais conta infraestrutura laboratorial, recursos de informática, biblioteca, secretaria, grupos artísticos e centros culturais. Infraestrutura de ensino (salas de aula), infraestrutura de laboratórios (próprios da Unidade Acadêmica e de parceiros) ou outros ambientes estratégicos para o PPG. O PPG conta com os seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Análise e Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais (LAMPCS) estruturado em uma sala com 20 terminais em rede e que atende, na Faculdade de Ciências Sociais, a graduação e pós-graduação.
  • Três salas, na Faculdade de Ciências Sociais, com equipamento multimídia, telas interativas, que o Programa utiliza para potencializar seus recursos didáticos, especialmente os relacionados a antropologia visual, patrimônio, museus virtuais, coleções e exibição de filmes etnográficos. Estas salas são utilizadas também para as defesas, qualificações e reuniões diversas.
  • Laboratório de Antropologia Visual em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais, para estudos em Antropologia da Performance, equipado com laptops; projetores; câmeras de vídeo, gravadores digitais e ilha de edição MAC, com programa de edição Final Cut X Pro.
  • MediaLab, que se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas, equipado com Laboratório de hardware; Salas de pesquisa; Sala de exposição; Estúdio de vídeo e foto; Estúdio de áudio; Sala de tratamento de imagem; Sala de reunião e Miniauditório.
  • Um miniauditório com capacidade de 70 lugares na Faculdade de Ciências Sociais e um grande auditório, com capacidade de 250 lugares, na Faculdade de História (onde funcionava a FCS antes da entrega do novo prédio administrativo).
  • Uma sala compartilhada para a Secretaria e uma sala para a Coordenação do PPGPC, na Faculdade de Ciências Sociais.

 

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Perfil do egresso

Pesquisadores capazes de discutir e investigar sobre os desafios enfrentados pelo mundo a partir da diversidade das Performances Culturais.

 

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Perfil dos docentes

O corpo docente do PPGPC é formado por 18 professores permanentes e 3 professores colaboradores, totalizando 21 professores. Os docentes possuem formação em áreas diversas: Ciências da Comunicação (Universidade de Brasília); Letras Vernáculas (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Cinema e jornalismo (PUC/SP); Antropologia Social (Universidade Federal de Santa Catarina); Antropologia Social (UnB); Sociologia (UnB); Antropologia (UnB); Artes (Unicamp);  Memória Social (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia); Engenharia Elétrica (Universidade Federal de Uberlândia); Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG).

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais teve a sua abertura aprovada pela Capes em 2011, e desde a primeira seleção de discentes de mestrado, em 2012, vem se consolidando como uma referência nacional nos estudos de performances, constituindo-se como um programa de caráter interdisciplinar, em que os projetos de pesquisa desenvolvidos são oriundos da confluência de diferentes áreas acadêmicas. A origem do PPG remete à Rede de Pesquisa em Performances Culturais (FAPEG) organizada desde o ano de 2006, a qual foi responsável por solidificar a compreensão das performances culturais como um campo de estudos essencialmente interdisciplinar e com notório potencial de ramificação inovadora em diferentes áreas disciplinares. Isso significa que o PPG engloba pontos de vista a partir dos quais o debate sobre performances já está amadurecido desde que surgiu no final do século XX (como o de pesquisadores que trabalham sobre o tema desde a Antropologia ou as Artes Cênicas), mas também pontos de vista em franco processo de amadurecimento nos anos mais recentes, como os que se produzem a partir da Comunicação Social ou das Humanidades Digitais.

 

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Internacionalização

O processo de internacionalização vem mostrando reflexos positivos do trabalho dos pesquisadores e discentes do PPG, o que indica a existência de corredores abertos para a ampliação da sua presença internacional nos próximos anos. Entre as ações desenvolvidas destacam-se:

  • O PPG compôs uma mesa no XXXVI Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA, 201, em Barcelona - Espanha), da qual participaram os professores Roberto Abdala, Robson C. Corrêa e Vânia D. E. Oliveira. O evento fortaleceu a internacionalização do PPG por meio da aproximação com pesquisadores de toda a Europa, especialmente com a Universidade de Berlim, cujas relações culminaram com um convite para que os pesquisadores do programa participassem de um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Educação da Alemanha a partir de 2021.
  • Nos últimos anos, como consequência da reorganização do PPG com a entrada de novos docentes, a criação da linha de pesquisa em Humanidades Digitais e a entrada na rede Media Lab/BR, o programa fortaleceu suas ações junto ao Consórcio del Sur, formado pelas Universidades de Buenos Aires, do Chile, de Caldas e Jorge Tadeo Lozano. Essa parceria deu origem, por exemplo, à convocatória "Diseñar el mundo después del fin del mundo", em que docentes do PPG de Performances formaram mesas temáticas sobre a pesquisa na América Latina em eventos como o SIIMI - Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, (edições no Brasil e em Buenos Aires), o Festival de la Imagen (realizados em Manizales, Colômbia) e Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (Realizados em Porto, Brasília, Lisboa e São Paulo).
  • Tal posicionamento no meio acadêmico fez com que parcerias internacionais fossem construídas cada vez mais. O professor Robson Camargo firmou convênio com a Universidade de Gdansk, e mais especificamente com o Departamento de Língua e Literatura desta universidade, para a participação em atividades acadêmicas e apresentações de trabalhos em encontros realizados na cidade de Gdansk. Essa parceria resultou em duas master classes em 2017 e 2018 em Sopot, na Polônia: "Theatrical Leavenings - End Game de Samuel Beckett", e "Companhia", com alunos da Universidade de Gdansk e da UFG. A parceria com a Polônia se deu tanto em função de trabalhos acadêmicos como também por meio de co-participações em trabalhos artísticos, dando vazão ao caráter interdisciplinar que faz convergir os campos da arte e das humanidades na área de performances culturais.
  • O professor Hugo Alexandre Dantas do Nascimento participou de uma série de eventos internacionais com apresentação de trabalhos, tendo feito contatos com pesquisadores de instituições estrangeiras (Universidade de Buenos Aires, Argentina; Universidade de Karlshure e Universidade de Constança, Alemanha).

 

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- Conceito 4 Conceito 3 Conceito 4

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  Performances Culturais
Linhas de pesquisa

 

  • Teorias e Práticas da Performance
  • Espaços, Materialidades e Teatralidades
  • Poéticas e Culturas nas Humanidades Digitais
 Estrutura Curricular 

Em termos de estrutura da matriz curricular, os pós-graduandos do programa cumprem um total de 20 (vinte) créditos em disciplinas para o Mestrado e 24 (vinte e quatro) créditos para Doutorado, definidos em comum acordo com o orientador, sendo distribuídos da seguinte forma:

  • Disciplinas obrigatórias do Mestrado: duas disciplinas, integralizando 08 (oito) créditos;
  • Disciplinas optativas do Mestrado: três disciplinas, integralizando 12 (doze) créditos;
  • Disciplinas obrigatórias para o Doutorado: quatro disciplinas, integralizando 16 (dezesseis) créditos;
  • Disciplinas optativas para o Doutorado: 2 (duas) disciplinas, correspondentes a 8 (oito) créditos.
Disciplinas

Disciplinas obrigatórias: Seminários de Pesquisa I, Teorias e Práticas da Performance, Correntes Teóricas e Metodológicas em Performances Culturais, Produção Coletiva de Conhecimento 1, Produção Coletiva de Conhecimento II. 

Disciplinas optativas: Linguagem e Poesia em Performance, Performances Culturais e Cultura Popular, Cinema e Performances Culturais, Performance e Tecnologia, Performances Urbanas, Antropologia, Performance e Patrimônio, Música, Sociedade e Performances, Tópicos Avançados em Performances Culturais  I a IV.

 

 

 

 

 

 

 

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Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

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Contato 

Coordenadora: Prof. Dr. Cleomar Rocha 

Vice-coordenadora: Profa. Dra.  Valéria Cristina Pereira da Silva 

Apoio Administrativo: Ana Maria C. S. Magalhães 

E-mail: ppgpc.fcs@ufg.br
Telefone: (62) 3521 1996

Site: ppgipc.fcs.ufg.br

 

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