Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade - PPGPROCIDADE

Missão 

O PPGPC atua a partir da missão da UFG – que é “produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade” (UFG, 2018, pg. 09), com a finalidade de produzir e difundir o conhecimento sobre o projeto, a cidade e as maneiras de atuar sobre ela, formando profissionais e cidadãos críticos e criativos, capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O programa tem como objetivos:

  • Formar pesquisadores, docentes e profissionais com domínio técnico e científico, que sejam capazes de transitar na esfera teórica e crítica, permeada pela reflexão e apoiada em bases criativas;
  • Promover pesquisas interdisciplinares e abrangentes estimulando a geração, inovação e difusão de conhecimentos relacionados ao projeto e à cidade;
  • Aperfeiçoar pesquisadores, docentes e profissionais, nas áreas de interesse para o desenvolvimento da sociedade, através de estudos avançados e pesquisa em projeto, teoria, história e crítica da arquitetura e da cidade.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- O programa se destaca quanto ao diálogo multidisciplinar que visa a criação de um espaço crítico/construtivo, contemplando pontos paralelos e integrados a proposição pedagógica do curso de graduação, que tem buscado também um constante diálogo entre Projeto Arquitetônico e Projeto Urbano e Regional, visando a integração entre as diversas escalas de projeto e as transformações do contexto social. Assim, os mestrandos têm atuado em temáticas diretamente associadas à pesquisa e a projetos relacionados ao desenho urbano, à arquitetura do espaço urbano, ao planejamento urbano e regional (com ênfase na mobilidade e transporte) e à preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental; reforçando as conexões constantes com a Área de Concentração que tem por base o PROJETO, a TEORIA, a HISTÓRIA e a CRÍTICA. 

- Diversas ações, projetos e resultados indicam impactos sociais do Programa, em segmentos sociais específicos, destacando-se, diversos projetos e iniciativas que fortalecem a inserção social no âmbito da cooperação acadêmica, como: o projeto derivado do acordo de Cooperação técnica entre o IPHAN e a UFG (Inventário de Arquitetura Residencial em Goiânia - Décadas de 1930 a 1970); a pesquisa “Eficiência Energética em Edifícios Públicos Municipais”, em parceria com a Florida Internacional University (FIU); o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, em uma parceria entre a UFG e o Estado de Goiás; e os eventos: Ciclo de Palestras: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, evento permanente com a programação de palestras mensais, iniciado em 2015 e ainda em vigor;

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

O PPG conta com uma série de estruturas disponíveis na Faculdade de Artes Visuais (FAV), com destaque para o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo e o Laboratório de Processo de Projeto, os quais são diretamente articulados com o programa e com as linhas de pesquisa, uma vez que diversos docentes e discentes do PPG desenvolvem seus projetos no âmbito desses laboratórios. Além destes, também existem os seguintes laboratórios: 

  • Laboratório de Conforto Ambiental;
  • Ipê FabLab
  • Ateliê de modelagem Tridimensional;
  • Laboratório de Audiovisual e Informática – LAI;
  • Galeria da FAV;
  • Estúdio de Fotografia;
  • Laboratório de Design;
  • EXPOLAB;
  • Laboratório de Gravura;

O Programa ainda conta com o Núcleo Editorial da FAV, responsável pelas publicações acadêmicas impressas e on-line produzidas pelos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Artes Visuais; um auditório para 80 lugares, equipado com ar-condicionado e todos os recursos de audiovisual necessários; sala de estudo para os alunos do Programa, equipada com computadores e ar-condicionado.

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

O primeiro ponto que evidencia a excelência do corpo docente do programa é que 100% dos professores coordenam projetos vinculados à uma das linhas de pesquisa do programa e dentro de sua área de concentração.  O atual (2020) corpo docente é formado de 15 docentes, sendo 12 docentes permanentes (DP) e 3 docentes colaboradores (DC). Dos 12 docentes permanentes, apenas 1 integra outro programa de pós-graduação. Entre os 12 DP, 10 são arquitetos e urbanistas, 1 engenheiro civil e um formado em artes visuais, o que enfatiza a formação compatível e potencial para a pesquisa nos temas projeto e cidade. O potencial perfil docente para pesquisas na área do projeto e da cidade é majorado ainda pela diversidade de sua formação doutoral que abrange instituições como Universidade de Brasília, Unicamp, UFPR, e UFBA, assim como instituições internacionais como University of East London, Universidad Politécnica de Cataluña e Politecnico Di Milano.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

No contexto de transformações físicas e estruturais da região Centro-Oeste foi criado o Programa de Pós Graduação em Projeto e Cidade. A proposta para sua criação teve origem na implantação do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Goiás, que iniciou suas atividades em 2009 participando do projeto de expansão das IFES propiciado pelo REUni. Este momento mostrou-se propício à criação de um curso público de qualidade, aproveitando as mudanças introduzidas no contexto urbano das principais cidades de Goiás e da Região Centro-Oeste, mudanças estas induzidas por profundas transformações econômicas associadas ao desenvolvimento tanto da produção primária, quanto da intensificação e diversificação do parque industrial da região.

Tais fatores concorrem para colocar a arquitetura e o urbanismo como apoio fundamental, já que são saberes caracterizados por uma profissão e área de conhecimento abrangentes, no que diz respeito à formação e desenvolvimento do território e de grande importância e responsabilidade social. Neste sentido, o âmbito de atuação do Programa, em um primeiro momento foi fortemente regional, ainda que atuasse dentro de um espaço de reflexão amplo e heterogêneo, atendendo a uma demanda necessária e reprimida da população local e regional, contando com o interesse de muitos egressos de cursos afins que aguardavam a criação de uma pós-graduação nesta área.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

Entre as ações de internacionalização desenvolvidas pelo programa, destacam-se:

  • Participação de discentes em estágio sanduíche ou em missão de curta duração em outros países: contemplando 03 discentes que foram para Itália, Argentina e Portugal;
  • Realização de estágio pós-doutoral ou estágio sênior de pesquisa no exterior por docentes do programa: O estágio pós doutoral do professor Cristiano Almeida no Département ARGENCO/TLU+C (Transport et Mobilité) na Université de Liège;
  • Organização de eventos internacionais: workshop internacional “Re-Naturing Cities: Theories, Strategies and Methodologies”, Permanent Forum - Project, City and Processes, que envolveram 3
    docentes na organização;
  • Desenvolvimento de atividades acadêmicas no exterior: Missão de pesquisa realizada pelo professor Camilo Amaral na Italia e participação em 02 projetos de pesquisa com universidades italianas;
  • Participação de docentes do PPGPC em eventos científicos de caráter internacional com apresentação de trabalho, sendo identificados 04 trabalhos e 03 docentes nesse item. No total das atividades, participaram 03 discentes e 05 DP (Camilo Amaral, Cristiano Almeida, Karla Hora, Pedro Brito, Erika Kneib), ou 41% do corpo de docentes permanentes.
  • Em 2020: O projeto denominado “Projects in the City: The Reproduction of Social Relations in Urban Spaces”. Esta pesquisa foi realizada em parceria com a University of Florence e Polytechnic of Turin dentro do programa AESOP Research Award: Young Investigator Training Program.
  • Workshop internacional “Re-Naturing Cities: Theories, Strategies and Methodologies”, que reuniu em Goiânia/UFG 40 pesquisadores recém doutores do Reino Unido (20) e do Brasil (20) durante quatro dias de julho/2017, com financiamento conjunto da FAPEG e do British Council, através do programa Newton Fund Researcher.
  • Convênio de cooperação entre a Università di Bologna Alma Mater Studiorum e a Universidade Federal de Goiás, através do Dipartimento di Architettura, com intercâmbio da aluna Juliana Pugliese, com orientação do professor Giovanni Leoni;
  • Convênio de cooperação entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal de Goiás, o qual propiciou para a mestranda Ana Carolina Carvalho Farias um período sanduíche e o aproveitamento de uma disciplina na referida universidade, além do estabelecimento de uma co-orientação com a professora Alexandra Paio.

 

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3 Conceito 4

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Projeto, A Teoria, A História e a Crítica
Linhas de pesquisa
  • História e Teoria e da Arquitetura e da Cidade;
  • Processos e Tecnologias de Projeto e Planejamento.
 Estrutura Curricular  O estudante de Mestrado deve integralizar 40 créditos, sendo 20 em disciplinas, 4 em atividades complementares e 16 referentes à dissertação. 
Disciplinas

Disciplinas organizadas no eixo Área de concentração: Projeto Moderno/Projeto Contemporâneo (64h), A Cidade Como Questão.

Disciplinas no eixo formação para a Pesquisa: Seminário de Pesquisa (64h), Seminário Avançado de Pesquisa (32h).

Disciplinas optativas: Cultura do Habitar: Design e Sensorialidade (32h), Casa Abordagens Múltiplas (32h), Rearquiteturas (32h), Tópicos Especiais em Teoria da Arquitetura e da Cidade (32h), Tópicos Especiais em História Arquitetura e da Cidade (32h), Cidade, Planejamento, Projeto e Impactos (32h), Arquitetura da Paisagem/Repensando a Cidade (32h), Tópicos Especiais em Processos de Projeto (32h), Tópicos Especiais em Tecnologias de Projeto (32h), Tópicos Especiais em Planejamento (32h).

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenadora: Profa. Dra. Luana Miranda Esper Kallas

Vice-coordenador: Prof. Dr. Cristiano Farias Almeida

E-mail: projetoecidade.fav@ufg.br 
Telefone: (62) 3521-1413

Site: projetoecidade.fav.ufg.br 

 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.