Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP

Objetivos

O programa tem como objetivos e metas: oferecer sólida formação teórico-metodológica em Psicologia para que possam contribuir cientificamente e socialmente com o desenvolvimento da região Centro-Oeste. O PPG guia-se a partir de 2 eixos: formação de professores, e formação para pesquisa e atuação profissional.

Objetivos específicos: contribuir para que os alunos desenvolvam:

  • visão crítica da Psicologia e suas interfaces com outras ciências;
  • capacidade técnica de elaborar, desenvolver e coordenar projetos de pesquisa e intervenção;
  • habilidades teórico-metodológicas para planejamento e realização de práticas inovadoras e criativas onde estão inseridos;
  • habilidades na preparação de artigos para periódicos e capítulos de livros científicos em âmbito local, nacional e internacional. Buscamos

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

O PPGP está vinculado à Faculdade de Educação (FE), que abriga os cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia, além do Programa de Pós-graduação em Educação. A FE está situada no Campus I da UFG e ocupa um prédio de três andares, além de 2 órgãos complementares com espaço físico próprio: o Centro de Psicologia e o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente. A FE conta com salas de aula, laboratórios, núcleos de pesquisa e salas de professores que abrigam as atividades desenvolvidas pelas graduações, especializações e os dois Programas de Pós-Graduação. O PPGP conta com toda essa infraestrutura da Faculdade de Educação da UFG. Dos núcleos existentes na UFG, destacamos os núcleos envolvendo docentes permanentes do PPGP: Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação; Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Educação; Núcleo de Estudos e Pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação; e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais. Os núcleos contam com espaço físico equipado com mesas, cadeiras, computadores e materiais bibliográficos, e têm sido fundamentais para as discussões e promoções de eventos e publicações conjuntas. O PPGP também conta com os laboratórios: Laboratório de Psicologia constituído por 7 salas pequenas (cabines), com mesa, cadeira e computador com acesso à internet; Laboratório de observação com 2 salas e 1 espelho unidirecional.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Curso de Graduação em Psicologia (bacharelado e licenciatura) foi aprovado/criado pelo Conselho Universitário da UFG em maio de 2005. Desde esta data, a administração da UFG e da Faculdade de Educação (FE) deram todo apoio para a estruturação física e acadêmica do curso que começou suas atividades com professores de Psicologia que estavam originalmente lotados na FE e com a liberação de vagas de concursos. A reitoria da UFG e a gestão da Faculdade de Educação disponibilizaram verbas para a estruturação do espaço físico e acadêmico do curso criando laboratórios, espaços de convivência, salas de estudo, o Centro de Psicologia (espaço de intervenção psicológica e produção de conhecimento).  Desde a criação do Curso de Graduação em Psicologia em 2005, se projetou a ideia de criar um Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Para tanto, logo após a conclusão da graduação pela primeira turma do curso de Psicologia em 2010, a gestão da FE criou uma Comissão responsável por estudar a viabilidade de um programa de Pós-Graduação em Psicologia na unidade. Em 2014, a proposta de criação do PPGP foi submetida à CAPES e após receber a recomendação, a Faculdade de Educação e a reitoria da UFG efetivaram todos os encaminhamentos necessários para o início das atividades do PPGP-UFG.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

Entre as ações de internacionalização desenvolvidas pelo programa, destacam-se:

  • Interações acadêmico-científicas: participação de docentes como membros de bancas examinadoras, atuação como docentes em cursos ou coorientadores em programas de pós-graduação do exterior; Prof. Dr. Domenico Uhng Hur (professor visitante do curso de Mestrado em Psicologia Social da Universidad Pontificia Bolivariana): ministrou a disciplina “Capitalismo, extremismos y subjetividad”;  Ministrou parte da disciplina “Problemas sociales contemporâneos” com o tema “Psicología Política de los extremismos políticos” (16h). Profa. Dra. Gisele Toassa: Avaliação de trabalhos do “6th Congress do ISCAR - International Society of Cultural-historical and Activity Research” (2020).
  • Projetos de pesquisa em desenvolvimento com centros ou núcleos de pesquisa no exterior: Prof. Dr. Domenico Uhng Hur: Participação em projeto de pesquisa “Diccionario de Psicología Política” fruto da parceria entre a “Universidad Nacional de San Luis” (Argentina) e a Universidade Federal de Goiás; Desenvolvimento do projeto de pesquisa “Psicologia dos extremismos políticos e cotidianos” fruto da parceria entre a “Universidad de Santiago de Compostela” (Espanha) e a Universidade Federal de Goiás.
    Profa. Dra. Naraiana de Oliveira Tavares: desenvolveu o projeto de pesquisa e ação comunitária “Promovendo Saúde e Qualidade de vida na população de idosos do Instituto Federal de Goiás – IFG”. Esse é um projeto de parceria entre as Faculdades de Nutrição e Psicologia da Universidade Federal de Goiás; o mestrado em Atenção à Saúde e o Curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg).

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3 Conceito 3

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Psicologia 
Linhas de pesquisa
  • Subjetivação, clínica e cultura;
  • Psicologia, educação e desenvolvimento humano;
  • Psicologia, Marxismo e sociedade.
Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias: Pesquisa E Métodos Em Psicologia, Psicologia E Docência Universitária, Seminários Avançados - Grupo De Pesquisa, Epistemologia E Psicologia, Processos Psicossociais e Educacionais, Conceitos em Psicologia Histórico-Cultural: Questões Históricas E Fundamentos Epistemológicos, Constituição Dos Saberes No Contemporâneo: Norma, Governamentalidade e Subjetivação, Crítica, Ideologia e Poder Na Psicologia, Família, Autoridade E Formação Humana, Formação Cultural E Subjetividade, Historicidade, Marxismo e Psicologia, Historiografia Da Psicologia Brasileira, Psicanálise, Subjetividade e Arte, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, Política e Subjetividade: Debates Contemporâneos, Tempo, Memória E Narrativas, Tópicos Especiais em Psicanálise e Filosofia, Trabalho, Subjetividade E Formação Humana.

Disciplinas eletivas: Conceitos em Psicologia Histórico-Cultural: Questões Históricas e Fundamentos Epistemológicos; Constituição dos saberes no contemporâneo: norma, governamentalidade e subjetivação; Crítica, Ideologia e Poder na Psicologia; Família, Autoridade e Formação Humana; Formação Cultural e Subjetividade; Historicidade, Marxismo e Psicologia; Historiografia da Psicologia Brasileira; Psicologia escolar e educacional: história, objetos e problemas; Psicanálise, Subjetividade e Arte; Psicologia e Políticas Públicas; Psicologia, Política e Subjetividade: Debates Contemporâneos; Tempo, Memória e Narrativas; Tópicos Especiais em Psicanálise e Filosofia; Trabalho, subjetividade e formação humana; Fundamentos da Psicologia: tópicos em psicanálise, sujeito e laço social.

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenadora: Lívia Gomes dos Santos

Vice-coordenador: Hugo Leonardo Fonseca da Silva

E-mail: ppgp.fe@ufg.br 
Telefone: (62) 3209-6215

Site: ppgp.fe.ufg.br/ 

 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.