Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC

Missão 

O PPGSC atua em consonância com a missão da UFG que é gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O objetivo geral do programa é promover a qualificação da força de trabalho em saúde, com ênfase na área de Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde, buscando aumentar o potencial de geração, difusão e utilização do conhecimento científico na organização do trabalho no SUS e na consolidação do movimento da reforma sanitária.

Objetivos específicos:

  • promover formação de base teórica com vistas a reflexão e à investigação considerando aspectos teórico/práticos do campo da saúde coletiva;
  • formar trabalhadores/pesquisadores para atuar nas diversas frentes, com capacidade de posicionamento crítico frente aos desafios contemporâneos dos processos que envolvem o campo da saúde coletiva;
  • qualificar a força de trabalho empregada no SUS e na saúde, em geral;
  • avançar no conhecimento técnico e científico na área de gestão de sistemas e serviços de saúde, especificamente nas linhas de pesquisa em Gestão de Sistemas e Processos Gerenciais nos Serviços de Saúde, Promoção e Educação em Saúde e Vigilância em Saúde;
  • diagnosticar problemas na área da gestão em serviços de saúde coletiva e elaborar propostas inovadoras de pesquisas e intervenções que contribuam para a sua resolução;
  • contribuir com órgãos governamentais e instituições da saúde na busca de soluções para problemas na área de gestão de serviços de saúde;
  • produzir e divulgar, em publicações especializadas, livros, manuais, cartilhas, e eventos científicos, os conhecimentos gerados a partir de investigação realizada.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- Interdisciplinaridade e intersetorialidade na proposta didático-pedagógica do programa, com a presença de docentes das diversas unidades de ensino e da educação da UFG, formando um quadro de
professores preparados e capazes de garantir uma boa qualidade do ensino, o que tem favorecido um adensamento dos conteúdos das aulas e da produção de conhecimento;

- Incentivo aos discentes para a realização de produtos técnicos, que possibilitem a mudança de práticas institucionais no SUS, como protocolos, matrizes para análise de resultados e para avaliação.

- O programa possui um parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás e o Mestrado em Saúde Coletiva que nos abre oportunidade de estudos e pesquisa sobre a saúde do trabalhador docente da educação básica, bem como desenvolvimento de cursos de formação dos professores de Classe Hospitalar que realizam atendimento pedagógico hospitalar com pacientes da Educação Básica.

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

Os laboratórios/ambulatórios e outros espaços físicos compõem a infraestrutura dos campos de ensino, estágio e pesquisa dos docentes e discentes, pesquisadores vinculados ao Programa. São espaços de ensino-aprendizagem multidisciplinar que permitem maior interação entre os discentes do programa. Os alunos têm disponíveis computadores, acesso à internet, programas de estatística e gerenciamento de bancos de dados, em espaços do próprio IPTSP e de outras unidades acadêmicas da UFG. Por ser multidisciplinar, o PPGSC conta acesso à infraestrutura de Unidades Acadêmicas dos docentes vinculados ao programa (Faculdades de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, Educação, Nutrição, Instituto de Ciências Biológica - ICB), que disponibilizam: salas de aula, auditório e laboratórios (informática e equipamentos para videoconferência) e acesso às estruturas do Hospital das Clínicas da UFG, Unidade de Pesquisa Clínica do HC/UFG. O curso de mestrado profissional tem vínculos e contrapartidas das instituições parcerias, como o acesso a estruturas da Escola de Saúde Pública vinculada (ESAP/SES-GO): salas, laboratórios e auditório para atividades acadêmicas do programa, como seminários, discussões e divulgação de produtos científicos elaborados pelos alunos.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil do egresso

O que é esperado do perfil do egresso do PPGSC:

  • profissionais qualificados na área da Saúde Coletiva capazes de contribuir no SUS: 1- Gestão de Sistemas e Processos Gerenciais nos Serviços de Saúde, a partir da formulação e avaliação dos processos gerenciais, políticas e programas; 2- Promoção e Educação em Saúde da população, a partir da formulação e implementação de políticas setoriais que integrem a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento de ambientes saudáveis. 3- Vigilância em Saúde, a partir da descrição e análise de problemas de saúde de maior relevância, seus condicionantes e determinantes socioambientais e formas de intervenção.
  • Compromisso e responsabilidade social, criticidade, ética, potencial transformador e inovador, defesa da cidadania e dignidade humana. Capacidade de diagnosticar problemas, produzir pesquisas, disseminar novos conhecimentos, elaborar produtos ou potencial produtos para aplicação no contexto de trabalho.

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Com a finalidade da qualificação de profissionais em Saúde Coletiva da região Centro-Oeste brasileira, em especial, na área de “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” e particularmente, nos espaços diretamente vinculadas ao mundo do trabalho na saúde e do SUS, o PPGSC se orienta pelo princípio da interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento da saúde e áreas afins, com o propósito de produzir novos conhecimentos em Saúde Coletiva, além de pesquisas e projetos de intervenção. Esta compreensão se confirma pela constituição do Programa, de docentes de diferentes áreas de formação e que integram as diversas Unidades de Ensino da UFG como o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Faculdade de Farmácia (FF), a Faculdade de Odontologia (FO), a Faculdade de Enfermagem (FEN), a Faculdade de Educação (FE), a Faculdade de Medicina (FM), além de docentes integrantes dos cursos de Medicina e de Fisioterapia da Universidade Federal de Jataí (UFJ). O PPGSC conta com a participação de profissionais da SES/GO, como docentes colaboradores, que além das atividades acadêmicas, atuam no fortalecimento da parceria e integração entre o mestrado e o SUS no estado de Goiás. No ano de 2020, o PPGSC conta com vinte e dois professores, sendo 19 docentes permanentes (DP) e três docentes colaboradores (DC), sendo que dos DC, um é doutor e dois são mestres. Todos os DP estão vinculados à UFG, com atuação na graduação e em articulação com os Serviços de Saúde.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IPTSP/UFG (PPGSC/IPTSP/UFG) foi criado em agosto de 2010 e é o primeiro no Estado de Goiás nesta área e o segundo na região Centro-Oeste brasileira, contribuindo para a diminuição das desigualdades na distribuição regional dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil, como apontado pelo documento da área de Saúde Coletiva da CAPES, de 2019. Independente da modalidade, a região Sudeste apresenta o maior número de Programas de Pós-Graduação, enquanto que as regiões Norte e Centro-Oeste apresentam o menor quantitativo de programas, confirmando assim, a assimetria regional das pós-graduação em Saúde Coletiva. Quanto a modalidade profissional, na região Norte não existem programas na área de Saúde Coletiva, já a região Centro-Oeste acompanhou a recente expansão dos cursos profissionais no Brasil, sendo a única em que esta modalidade já supera os cursos académicos. Portanto, a constituição do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/IPTSP/UFG) vai ao encontro das medidas implementadas pela área de Saúde Coletiva da CAPES para a diminuição das desigualdades regionais, além de atender a preocupação do Departamento de Saúde Coletiva da UFG, com a formação de profissionais na área de Saúde Coletiva, principalmente para o SUS. Essa modalidade, ao investir na qualificação de profissionais, tanto da atenção à saúde, como da gestão, favorece o aprofundamento de conhecimentos desses trabalhadores, que muitas vezes não almejam carreira académica.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

O PPGSC embora tenha natureza profissional e esteja em processo de fortalecimento, desenvolve importantes iniciativas com vistas à sua internacionalização futura. Dentre essas iniciativas, observam-se projetos de pesquisa com financiamento de organismos e agencias internacionais; projetos de pesquisa com a participação de pesquisadores estrangeiros; docentes permanentes do Programa que realizam atividades de cooperação técnica e consultorias junto a instituições internacionais, além de estágio pós-doutoral para discente de outro pais. Destacam-se as seguintes ações: 

  • A professora Fabiana Ribeiro Santana participa do Réseau International Francophone Interdisciplinaire Recherche Avec que inclui membros do Brasil, México, França e Canadá coordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Soulière (Université dOttawa - Canada). O Projeto reúne uma variedade de quadros de referência e metodologias usadas em diferentes campos das ciências humanas e sociais e tem como princípio a produção do conhecimento envolvendo os sujeitos da pesquisa.
  • O professor Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira iniciou por meio do “I Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa e Análise Qualitativa de Dados”, realizado em Goiânia- GO, na UFG, uma parceria com pesquisadores da Universidade de Aveiro – Portugal, que foi consolidada durante a realização de pós-doutoramento da professora Ellen Synthia Fernandes de Oliveira.
  • Outra parceria internacional estabelecida foi entre o PPGSC e a Duke University, do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A primeira estratégia de aproximação se deu com a vinda do pesquisador e professor desta universidade João Ricardo Nickenig Vissoci para ministrar a aula inaugural para a turma de 2016. O tema da palestra foi “Inovações em Saúde e as novas possibilidades de gestão dela decorrentes”.
  • A Professora Cristiane Lemos participa de um Projeto Internacional de Pesquisa em parceria com a Universidade de Kent/Inglaterra, realizado por um grupo de pesquisa internacional, intitulado “Como fortalecer a liderança e a força de trabalho por meio do redesenho e implementação de um programa de pagamento por desempenho (PMAQ) na APS no Brasil: Uma política comparada de saúde e análise do sistema”.
  • Importante espaço de participação internacional ocupa o professor Fernando Cupertino de Barros Filho, do PPGSC, que é a Coordenação da Comissão Temática da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desde 2015, representando o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, CONASS.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- Conceito 3 Conceito 3 Conceito 4

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado Profisional
Áreas de Concentração  Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Linhas de pesquisa
  • Gestão de Sistemas e Processos Gerenciais nos Serviços de Saúde;
  • Promoção e Educação em Saúde;
  • Vigilância em Saúde.
 Estrutura Curricular  São definidos 20 créditos para integralização do curso, sendo 16 créditos em disciplinas com 16 horas por crédito e quatro créditos em atividades complementares com 48 horas por crédito. A defesa e a aprovação do trabalho final para o Mestrado computam 16 créditos.
Disciplinas

Disciplinas obrigatórias relacionadas à linha de pesquisa 1: Gestão de Sistemas e Processos Gerenciais nos Serviços de Saúde; Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (48h); Ciências Sociais e Saúde Coletiva (32h).

Disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa 1: Gestão de Sistemas e Processos; Gerenciais nos Serviços de Saúde”; Planejamento, Programação e Avaliação em Saúde (32h); Educação Permanente em Saúde (32h); Sistemas Universais em Saúde (16h).

Disciplina obrigatória relacionada à linha de pesquisa 2: Promoção e Educação em Saúde (48h).

Disciplina optativa relacionada à linha de pesquisa 2: Promoção e Educação em Saúde: Educação e comunicação na formação em saúde (32h).

Disciplina obrigatória relacionada à linha de pesquisa 3: Vigilância em Saúde: Epidemiologia em Saúde Coletiva (48h).

Disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa 3: Vigilância em Saúde: Sistema de informação (32h); População e Saúde (48h).

Disciplinas obrigatórias relacionadas à formação para a pesquisa: Metodologia da Pesquisa (48h); Seminários de Projetos (32h).

Disciplinas optativas relacionadas à formação para a pesquisa: Preparo para a redação e publicação do texto científico; Preparo para a redação e publicação do texto científico (32h); Capacitação para a escrita científica e ferramentas para a formatação de trabalhos acadêmicos (16h); Análise de dados com o uso do Statistical Package For The Social Sciences (16h); Análise de dados qualitativos (32h); Capacitação didático-pedagógica para apresentação em público (16h).

Tópicos Avançados em Pesquisa (TAP): Tópicos em economia da saúde (32h); Tópicos Avançados em Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva (16h); Sistemas Universais de Saúde no mundo (16h); Avaliação e Análise em Saúde (16h); Tópicos especiais de pesquisa em saúde I (32h); Uso de bibliotecas virtuais para revisão de literatura (16h); Educação em saúde e política nacional de humanização (16h).

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui e confira.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenadora: Profa. Drª. Edsaura Maria Pereira

Vice-coordenadora: Profa. Drª. Patrícia de Barros Sá

E-mail:mestradoprofissionalsc.ufg@gmail.com; 
Telefone(62) 3209-6112

Site: pos-saudecoletiva.iptsp.ufg.br/ 

 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.