Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS

Missão 

O PPGS tem como missão pensar a especificidade da região (mas não apenas ela, posto a intricada conexão do local com o nacional e o internacional) e sua complexa tessitura, entrelaçamentos e integração às dinâmicas sociais a partir dos aportes teóricos e metodológicos da sociologia.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

Os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) são a formação qualificada para o exercício das atividades profissionais, de ensino e de pesquisa no campo da Sociologia. O PPGS almeja formar quadros qualificados para atuarem na docência, na pesquisa ou como profissionais capazes de atuarem na gestão pública e/ou privada em favor do desenvolvimento de novos conhecimentos, de novas técnicas e de novas metodologias que atendam às necessidades contemporâneas. Nessa perspectiva busca-se:

  • conectar os conhecimentos teóricos-metodológicos do campo da sociologia (mas sem abrir mão do reconhecimento da interdisciplinaridade) para compreender as dinâmicas sociais e as transformações contemporâneas;
  • diligenciar a articulação entre o ensino de pós-graduação e graduação, assim como do tripé ensino, extensão e pesquisa, de forma a dar sustentação às novas produções científicas envolvendo docentes e discentes integrados em núcleos e grupos de pesquisa;
  • promover a cooperação interna e externa objetivando a criação de projetos coletivos, integrados regionalmente, nacionalmente, assim como, em perspectiva internacional.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- O PPGS criou uma linha editorial (Coleção Sociologias, em parceria com a Editora da UFG). Por meio dessa Coleção temos estimulado a publicação de livros contendo capítulos resultantes de pesquisas dos docentes, de discentes e de colaboradores nacionais e internacionais. Também tem estimulado a publicação de teses e de dissertações de discentes.

- A partir da afiliação do programa ao "Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO", o PPG tem se juntado ao esforço coletivo do "Fórum Latino-americano sobre Avaliação Científica - FOLEC" para empreender um debate profundo e propor alternativas sobre os critérios, métricas e o sentido dos processos de avaliação da produção científica, tendo como fundamento o caráter aberto, plural e de domínio público do conhecimento.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Ao longo do quadriênio o PPGS contou com um quadro mais amplo de docentes. Dentre os permanentes, PNDP e colaboradores, o PPGS contou com docentes oriundos de várias instituições brasileiras. Dijaci David de Oliveira (como bolsista internacional da Fundação Ford), Tania Ludmila Dias Tosta, Luiz Mello, Nildo da Silva Viana (são egressos da Universidade de Brasília). Há ainda um grupo significativo que passou por várias instituições paulistas: Jordão Horta Nunes possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), além disso, realizou estágio pós-doutoral na Unicamp e na Universidade de Versalhes, França; Eliane Gonçalves é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e fez o estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco; Flávio Munhoz Sofiati possui mestrado em Ciências Sociais pela UFSCar, doutorado em Sociologia pela USP e fez o estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França); Andrea Vettorassi fez o mestrado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e o Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; neste mesmo grupo ainda há o professor Camilo Braz de Albuquerque que é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, e fez o estágio pós-doutoral em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Abrindo o leque para outras instituições há a professora Lucineia Scremim Martins que tem o Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e realizou o estágio de Pós-doutoramento no ISCTE-IUL, em Lisboa. 

 

Voltar para o início da página.

 

 

Internacionalização

Entre as ações executadas pelo programa no âmbito da internacionalização, destaca-se a Revista Sociedade e Cultura, a qual é uma publicação dos programas de pós-graduação em Sociologia, Antropologia Social e Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Atualmente ela publica artigos inéditos em fluxo contínuo, conta com todos os seus números e volumes devidamente digitalizados e disponibilizados na página eletrônica (https://www.revistas.ufg.br/fcs/index). O periódico tem se destacado nos últimos anos por trazer a colaboração tanto de pareceristas especialistas de renome nacional e internacional quanto de autores pesquisadores de reconhecimento internacional de instituições nacionais e estrangeiras. Sob coordenação da professora do PPGS Tania Ludmila Dias Tosta como editora-chefe da Sociedade e Cultura desde 2018, além Camilo Braz (PPGS/PPGAS) e João Botelho (PPGCP) como editores de área, a revista aumentou sua internacionalização com a publicação de dossiês organizados em parceria com convidados de universidades estrangeiras (Reino Unido, Dinamarca, Argentina, França), além da publicação de artigos internacionais de autores de países como Espanha, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Chile, México, entre outros, totalizando 29 artigos em língua estrangeira publicados no último quadriênio. A edição de 2021 contará ainda com o Dossiê “Ciências Sociais e Covid-19: contribuições epistemológicas e desafios metodológicos” a ser publicado em breve com mais 6 artigos em inglês e espanhol. São exemplos de um esforço de internacionalização da ciência e maior diálogo com a comunidade internacional de ciências sociais.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 4 Conceito 4 Conceito 3 Conceito 3

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Sociedade, Política e Cultura
Linhas de pesquisa
  • Desigualdades, Diferenças e Violências;
  • Trabalho, Formação e Representações Culturais;
  • Movimentos Sociais Rurais e Urbanos e a Sociedade Civil.
 Estrutura Curricular 

Para o Mestrado devem ser cumpridas 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 08 créditos em disciplinas optativas e 04 créditos em atividades complementares. Para o Doutorado devem ser cumpridas um total de 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 08 créditos em disciplinas optativas e 08 créditos em atividades complementares. Além dos créditos atribuídos a disciplinas, são atribuídos mais 32 créditos de atividades programadas referentes à defesa e à aprovação da tese.

Disciplinas

Disciplinas obrigatórias: Teoria Sociológica I (64h), Teoria Sociológica II (64h), Métodos e técnicas de pesquisa (64h). 

Disciplinas optativas: Conflito, criminalidade e violência (64h), Diferença, Desigualdade e Cidadania (64h), Desigualdade e sociedade (64h), Trabalho e Sociedade (64h), Cultura e Sociedade (64h), Religião e Sociedade (64h), Fluxos Migratórios: Inserção, identidade e violência (64h), A Dinâmica dos Movimentos Sociais na Sociedade Moderna (64h), Movimento Social Negro, Racismo e Estado (64h), Territorialidades Urbanas, Memória e Sociedade (64h). 

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenador: Dr. Flávio Munhoz Sofiati

Vice-coordenadorDijaci David de Oliveira

E-mail: ppgs.fcs@ufg.br 
Telefone(62) 3521-1100

Site: pos-sociologia.fcs.ufg.br/ 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.