Práticas Pedagógicas na Educação Básica

 

Objetivo do Curso

Contribuir para a formação de professores e demais agentes que atuam na Educação Básica com foco no desenvolvimento e aprimoramento das práticas pedagógicas por eles desenvolvidas.

  • Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, profissionais da Educação Básica;
  • Promover a formação continuada de profissionais da educação básica, com vistas a consolidar as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas;
  • Contribuir com o fortalecimento e expansão das políticas públicas de formação de professores;
  • Refletir sobre o trabalho e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em seus ambientes de trabalho;
  • Promover o debate crítico sobre formação de professores e suas práticas pedagógicas;
  • Produzir conhecimentos em relação ao tema das práticas pedagógicas na Educação Básica.

 

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Metodologia

A organização curricular será dividida em dois eixos, a saber:

  • Eixo 1 Conhecimentos Básicos – Abordará os conhecimentos básicos da formação docente para o trabalho pedagógico na Educação Básica. Nesse eixo estão os componentes que mobilizam os saberes que circundam o ensino das diversas disciplinas que compõem o currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Eixo 2 Conhecimentos Transversais – Apresenta os conhecimentos transversais à formação de professores e discute as muitas relações entre educação e questões raciais; educação e meio ambiente; educação e sociedade, bem como inúmeras outras temáticas que circundam o trabalho docente e a formação cidadã dos professores da educação básica.

A avaliação será feita por atividades individuais e em grupo, privilegiando avaliações escritas, produção de artigos, documentos e sínteses. O trabalho final será um artigo científico a ser orientado pelos docentes de acordo com quadro de vagas disponibilizado no Anexo II e que deverá ser apresentado em um seminário de encerramento.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Profissionais da Educação Básica, e demais pessoas com graduação reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e que tenham interesse em atuar nessa etapa de ensino.
Carga Horária Total 396 horas
Tipo de Ensino Presencial
Turno As aulas ocorrerão duas vezes ao mês sendo às sextas-feiras e aos sábados.
Quantidade de turmas previstas Duas


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Processo seletivo

Etapas: O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção, constituída pela coordenação do curso e seus professores, mediante uma carta de intenção e/ou entrevista.

Último edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: 5 de junho de 2023 a 5 de julho de 2023.

 

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Disciplinas

Formação, Profissionalização e Trabalho Docente na Educação Básica (36h) Ementa: Políticas de formação docente no Brasil e as influências dos organismos internacionais. Profissão docente e suas dimensões histórica, pedagógica e política. Relação entre teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão. Saberes docentes na formação e profissionalização docente. Concepções de valorização do magistério na profissionalização docente.
Tecnologias e Ensino-Aprendizagem na Educação Básica (36h) Ementa: Tecnologia; Informação e Comunicação; Media e Mediação, Alfabetização Midiática na Educação Básica; Plataforma Sucupira e Currículo LATTES.
Saberes e conhecimentos dos povos tradicionais Ementa: Educação, conhecimento científico e os saberes populares. Pràxis pedagógicas. Povos e comunidades tradicionais.
Relações étnico-raciais e diversidade na Educação Básica (36h)

Ementa: A questão racial como tema da identidade nacional. Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Africana, Afrobrasileira. Racismo Estrutural no Brasil. Cultura e cosmogonias Negra. Leitura e literatura afro-brasileira.

Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (36h) Ementa: Fundamentos filosóficos, históricos e pedagógicos da Educação Inclusiva. Ensinar e aprender em escola hospitaleira. A escola comum e o direito à diferença e à educação. Modelos teóricos da deficiência.
Formação Estética, Fruição e Arte na Educação Básica (36h) Ementa: Formação estética, artística e cultural do educador. Conceito de arte. Linguagens artísticas em contextos escolares. Crianças e arte na história do Brasil e no contexto de Reggio Emilia.
Criança e Natureza: viver e aprender em espaços externos Ementa: Criança e Natureza: pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Jardim, pátio e outros quintais: a importância atribuída ao espaço ao ar livre na escola. Construção de espaços para brincadeiras ao ar livre. Práxis ecológica na educação básica.
Práticas pedagógicas para leitura e escrita na Educação Básica (36h) Ementa: A aquisição da linguagem escrita na perspectiva discursiva. Formação do aluno leitor e produtor de texto na sala de aula. Análise de metodologias de ensino da leitura e da escrita na perspectiva discursiva.
Práticas Pedagógicas de matemática e ciências da natureza na Educação Básica (36h) Ementa: Estabelecer conexões entre os conhecimentos científico, o popular e o escolar; Desafios atuais dos professores de matemática e das ciências naturais ao incorporar práticas nas quais os etnoconhecimentos sejam valorizados; Produção do Conhecimento e práticas educativas no ensino de Ciências e Matemática; Jogos Pedagógicos no ensino de Ciências e Matemática.
Metodologia da Pesquisa aplicada à Educação (36h) Ementa: O processo do conhecimento científico, epistemologia do conhecimento científico aplicados na pesquisa em educação; A escolha de fontes e bibliografia da pesquisa; A escrita científica e seus gêneros textuais; Elaboração do projeto de pesquisa científica; normativas e fundamentos éticos para a elaboração e apresentação do trabalho científico em educação; Elaboração e apresentação do relatório da pesquisa cientifica.


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Contato                                      

Coordenador: Prof. Dr. José Humberto R. dos Anjos                                                                

Subcoordenadora: Prof. Drª Raquel Pereira Soares

Secretário: Tiago Rodrigues Galvão

E-mail: tiago.galvao@ufg.br 

Telefone: (62) 3372-1440

Site: clique aqui. 

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