Práticas Pedagógicas na Educação Básica
Contribuir para a formação de professores e demais agentes que atuam na Educação Básica com foco no desenvolvimento e aprimoramento das práticas pedagógicas por eles desenvolvidas.
- Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, profissionais da Educação Básica;
- Promover a formação continuada de profissionais da educação básica, com vistas a consolidar as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas;
- Contribuir com o fortalecimento e expansão das políticas públicas de formação de professores;
- Refletir sobre o trabalho e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em seus ambientes de trabalho;
- Promover o debate crítico sobre formação de professores e suas práticas pedagógicas;
- Produzir conhecimentos em relação ao tema das práticas pedagógicas na Educação Básica.
Voltar para o início da página.
A organização curricular será dividida em dois eixos, a saber:
- Eixo 1 Conhecimentos Básicos – Abordará os conhecimentos básicos da formação docente para o trabalho pedagógico na Educação Básica. Nesse eixo estão os componentes que mobilizam os saberes que circundam o ensino das diversas disciplinas que compõem o currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- Eixo 2 Conhecimentos Transversais – Apresenta os conhecimentos transversais à formação de professores e discute as muitas relações entre educação e questões raciais; educação e meio ambiente; educação e sociedade, bem como inúmeras outras temáticas que circundam o trabalho docente e a formação cidadã dos professores da educação básica.
A avaliação será feita por atividades individuais e em grupo, privilegiando avaliações escritas, produção de artigos, documentos e sínteses. O trabalho final será um artigo científico a ser orientado pelos docentes de acordo com quadro de vagas disponibilizado no Anexo II e que deverá ser apresentado em um seminário de encerramento.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Profissionais da Educação Básica, e demais pessoas com graduação reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e que tenham interesse em atuar nessa etapa de ensino. |
Carga Horária Total | 396 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Turno | As aulas ocorrerão duas vezes ao mês sendo às sextas-feiras e aos sábados. |
Quantidade de turmas previstas | Duas |
Voltar para o início da página.
Etapas: O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção, constituída pela coordenação do curso e seus professores, mediante uma carta de intenção e/ou entrevista.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 5 de junho de 2023 a 5 de julho de 2023.
Voltar para o início da página.
Formação, Profissionalização e Trabalho Docente na Educação Básica (36h) | Ementa: Políticas de formação docente no Brasil e as influências dos organismos internacionais. Profissão docente e suas dimensões histórica, pedagógica e política. Relação entre teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão. Saberes docentes na formação e profissionalização docente. Concepções de valorização do magistério na profissionalização docente. |
Tecnologias e Ensino-Aprendizagem na Educação Básica (36h) | Ementa: Tecnologia; Informação e Comunicação; Media e Mediação, Alfabetização Midiática na Educação Básica; Plataforma Sucupira e Currículo LATTES. |
Saberes e conhecimentos dos povos tradicionais | Ementa: Educação, conhecimento científico e os saberes populares. Pràxis pedagógicas. Povos e comunidades tradicionais. |
Relações étnico-raciais e diversidade na Educação Básica (36h) |
Ementa: A questão racial como tema da identidade nacional. Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Africana, Afrobrasileira. Racismo Estrutural no Brasil. Cultura e cosmogonias Negra. Leitura e literatura afro-brasileira. |
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (36h) | Ementa: Fundamentos filosóficos, históricos e pedagógicos da Educação Inclusiva. Ensinar e aprender em escola hospitaleira. A escola comum e o direito à diferença e à educação. Modelos teóricos da deficiência. |
Formação Estética, Fruição e Arte na Educação Básica (36h) | Ementa: Formação estética, artística e cultural do educador. Conceito de arte. Linguagens artísticas em contextos escolares. Crianças e arte na história do Brasil e no contexto de Reggio Emilia. |
Criança e Natureza: viver e aprender em espaços externos | Ementa: Criança e Natureza: pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Jardim, pátio e outros quintais: a importância atribuída ao espaço ao ar livre na escola. Construção de espaços para brincadeiras ao ar livre. Práxis ecológica na educação básica. |
Práticas pedagógicas para leitura e escrita na Educação Básica (36h) | Ementa: A aquisição da linguagem escrita na perspectiva discursiva. Formação do aluno leitor e produtor de texto na sala de aula. Análise de metodologias de ensino da leitura e da escrita na perspectiva discursiva. |
Práticas Pedagógicas de matemática e ciências da natureza na Educação Básica (36h) | Ementa: Estabelecer conexões entre os conhecimentos científico, o popular e o escolar; Desafios atuais dos professores de matemática e das ciências naturais ao incorporar práticas nas quais os etnoconhecimentos sejam valorizados; Produção do Conhecimento e práticas educativas no ensino de Ciências e Matemática; Jogos Pedagógicos no ensino de Ciências e Matemática. |
Metodologia da Pesquisa aplicada à Educação (36h) | Ementa: O processo do conhecimento científico, epistemologia do conhecimento científico aplicados na pesquisa em educação; A escolha de fontes e bibliografia da pesquisa; A escrita científica e seus gêneros textuais; Elaboração do projeto de pesquisa científica; normativas e fundamentos éticos para a elaboração e apresentação do trabalho científico em educação; Elaboração e apresentação do relatório da pesquisa cientifica. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. José Humberto R. dos Anjos
Subcoordenadora: Prof. Drª Raquel Pereira Soares
Secretário: Tiago Rodrigues Galvão
E-mail: tiago.galvao@ufg.br
Telefone: (62) 3372-1440
Site: clique aqui.
Voltar para o início da página.