Psicologia dos Processos Educativos

 

Objetivo do Curso

Aprofundar os fundamentos científicos da psicologia para compreensão dos processos de socialização em contextos diversos visando apreender as mediações constitutivas do sujeito na contemporaneidade e subsidiar práticas profissionais que requerem intervenções educativas.

 

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Metodologia

O curso será integralmente presencial, contando com seis disciplinas com carga horária de 60 horas cada. As aulas serão ministradas semanalmente em forma de aulas expositivas dialogadas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso, estudo dirigido, debates e projeção de filmes. Ao final do curso, os alunos desenvolverão um trabalho monográfico/artigo orientado pelos docentes que deverá ser apresentado em um seminário de encerramento. A avaliação será feita por atividades individuais e em grupo, privilegiando avaliações escritas, produção de artigos, documentos, sínteses, etc. Para ser aprovado, o aluno deve obter no mínimo um aproveitamento de 70% em cada disciplina do curso, numa frequência mínima de 85% da carga horária de cada disciplina e a aprovação do trabalho final por banca examinadora.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Graduados em diferentes áreas do conhecimento, com titulação mínima de graduação plena em cursos reconhecidos pelo MEC.
Carga Horária Total 360 horas 
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso Maio de 2022 - agosto de 2023. 
Turno As aulas serão ministradas no período noturno, das 18:40 às 22:10 horas, às segundas, terças e quintas-feiras.


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Processo seletivo

Etapas: A seleção será realizada por meio de comissão designada coordenador do curso e aprovada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Educação. Deverá ocorrer por meio de avaliação escrita dissertativa sem consulta, de caráter eliminatório (com exigência de nota mínima 7,0 (sete) numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

Último Edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 10/06/2022 a 14/06/2022.

 

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Disciplinas

Fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia (60h) Ementa: História das ideias psicológicas. As ciências humanas e sociais e o mundo moderno. A constituição e consolidação da Psicologia como ciência e seus diferentes projetos como ciência independente. O desenvolvimento da Psicologia no Brasil: as relações entre a Psicologia e a Educação. Implicações, contribuições e limites da Psicologia em sua relação com a educação. 
Mediações Psicossociais e a constituição do sujeito (60h) Ementa: A relação indivíduo-sociedade. As instâncias e processos de socialização. Internalização e Cultura. As condições e possibilidades da constituição do sujeito na sociedade contemporânea.
Psicologia, Educação e Cultura (60h) Ementa: A Psicologia e suas contribuições para a compreensão dos processos educativos. As bases epistemológicas da psicologia como contraposição aos reducionismos objetivistas e subjetivistas. Tendências contemporâneas. Desigualdade e Equidade. Inclusão e exclusão.
Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem (60h) Ementa: Abordagens psicológicas de Piaget, Vigotski e Wallon: perspectivas teórico- metodológicas; concepções de aprendizagem e desenvolvimento e implicações educacionais.
Pesquisa em Processos Psicossociais (60h) Ementa: A produção do conhecimento. Princípios da Investigação científica. Método e Metodologia. Aparência e Essência. Exposição e Pesquisa. Lógico e Histórico. Investigação de processos psicossociais. Roteiro, plano e projeto de investigação.
Seminários de Estudos e Pesquisas (60h) Ementa: Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação em interfaces com as Ciências, a Arte e a Filosofia.


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Contato

Coordenadora: Profa. Dra. Cynthia Maria Jorge Viana.

Subcoordenadora: Profa. Dra. Regiane de Ávila Chagas.

E-mailespecializacao.ppe@gmail.com 

Site: clique e acesse. 

 

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