Saúde Digital

 

Objetivo do Curso

Objetivo geral:

● Promover o aprimoramento e/ou a qualificação no contexto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em saúde, com vistas à melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde no SUS.

Objetivos específicos:


Conhecimento

● Conhecer sobre a Saúde Digital e suas contribuições para o SUS, entendendo como atores: o cidadão, profissionais, gestores da saúde e de tecnologia da informação e comunicação e o governo;
● Conhecer padrões, classificações e terminologias para a elaboração de sistemas de informação em saúde interoperáveis semanticamente;
● Conhecer tecnologias digitais que favoreçam a efetividade de ações educativas em saúde;
● Compreender os processos para o uso de recursos de TIC em saúde para a melhoria da qualidade do atendimento longitudinal ao cidadão, envolvendo a troca efetiva de informações confiáveis e seguras e os avanços tecnológicos mais recentes.

Habilidades

● Conscientizar-se da importância da Estratégia de Saúde Digital para a melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde e economia em saúde.
● Estar atento às inovações e às tendências em saúde digital no Brasil e no mundo.
● Identificar os principais problemas da saúde digital no âmbito do SUS, na prática profissional ou de gestão, e estimular a busca por evidências para a solução dos mesmos.

Atitudes

● Contribuir, de forma ética, com a implementação da Estratégia de Saúde Digital nas instituições de saúde, nos Estados e municípios brasileiros.
● Atuar como facilitador junto ao cidadão, estimulando-o a assumir o papel de ator no contexto da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, buscando o acesso à informação e compreendendo as potencialidades no compartilhamento seguro e ético de dados pessoais de saúde visando a continuidade do cuidado, seja pela RNDS ou demais soluções próprias para esse fim.

 

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Metodologia

O Curso de Especialização em Saúde Digital será oferecido na modalidade a distância e possui uma estrutura organizada em "Trilhas de Aprendizagem": Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital. As três primeiras Trilhas se integram para qualificar a formação de núcleos de conhecimentos, capacidades, habilidades e atitudes do estudante no contexto da Saúde Digital. Os conteúdos das Trilhas de Aprendizagem foram identificados e estruturados no formato de Microcursos, os quais foram distribuídos em seis Áreas Temáticas: Fundamentos; Registros de Saúde; Gestão e Epidemiologia; Padrões, Serviços e Interoperabilidade; Inovações e Tendências; e Trabalho de Conclusão de Curso, partindo de conceitos fundamentais até os mais especializados (Figura 2). Essa estrutura foi organizada considerando que a criação do conhecimento envolve a interação dos conhecimentos tácitos e explícitos, também conhecidos como conversão do conhecimento ou espiral do conhecimento (NONAKA; TOYAMA, 2003).

A carga horária total da Especialização é de 450 horas, distribuídas entre as Áreas Temáticas. Cada Área Temática possui uma carga horária específica, que inclui Microcursos obrigatórios e eletivos, organizados em módulos (Figura 3). O estudante terá a flexibilidade de escolher os Microcursos eletivos dentro de um conjunto de opções disponíveis, desde que respeite a carga horária prevista para a totalidade destes Microcursos em cada Área Temática. Dessa forma, poderá customizar sua formação de acordo com os seus interesses e necessidades.

Um total de 40 Microcursos, obrigatórios e eletivos, foram criados (Tabela 1) contendo: carga horária, tipo (obrigatório ou eletivo), pré-requisito, abordagem (autoinstrucional, apoio de tutoria ou de orientação), ementa, competências/perfil do egresso e referências (item 7.7). Destes, apenas seis terão o apoio de tutor/orientador. Os demais serão desenvolvidos de forma autoinstrucional, porém, com acompanhamento diário das Coordenações de Áreas Temáticas e Pedagógica.

É importante destacar que a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso será não presencial, permitindo que os estudantes participem do processo de avaliação e conclusão do curso sem a necessidade de deslocamento presencial. Para enriquecer a formação acadêmica dos(as) participantes, os encontros virtuais síncronos obrigatórios estão previstos ao longo do curso, conforme cronograma a ser disponibilizado pela Coordenação do Curso. No início de cada Área Temática, encontros virtuais síncronos serão realizados, proporcionando um espaço para interação e discussão sobre os conteúdos abordados. Para garantir o acesso aos conteúdos trabalhados nos encontros, todos serão gravados e disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo que os participantes possam assisti-los de acordo com as suas possibilidades de tempo e ritmo de estudo. Para garantir uma maior adesão dos(as) discentes, optou-se pelo ensino inovador por meio da adoção de metodologias ativas e abordagem do microaprendizado (microlearning) (DE GAGNE et al., 2019), o que permite uma aprendizagem dinâmica e focada em tópicos específicos.

Em relação às metodologias ativas, a Especialização foi construída usando múltiplos recursos didáticos, tais como: jogos, atividades práticas, situações-problema, interatividade do(a) participante com o material didático, tecnologias digitais de comunicação e informação, de maneira que o participante seja o protagonista da construção de seu conhecimento (DE GAGNE et al., 2019). A abordagem do microlearning está alicerçada na tríade de ser objetiva e clara, com conteúdo curto e adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A Especialização terá duração entre 12 a 18 meses, conforme Cronograma do Curso a ser divulgado pela Coordenação. Em média, serão ofertadas 40 horas de microcursos a cada mês, com necessidade de dedicação de, pelo menos, duas horas diárias de estudo. Os microcursos serão ofertados sequencialmente com prazos específicos e possuem inter-relação entre si, conforme cronograma a ser divulgado pela Coordenação do Curso. Durante esse período, os discentes serão acompanhados/monitorados pelos(as) coordenadores(as) de Áreas Temáticas, tutores(as) e docentes, zelando para o alcance dos objetivos de aprendizagem. É importante salientar que caso o(s) discente(s) não conclua(m) os microcursos com tutoria dentro do prazo estabelecido no cronograma, poderá(ão) continuar cursando-os após esse período, no entanto, sem a assistência do tutor(a).

Ressalta-se que os Microcursos serão ofertados por meio do AVA. Esse ambiente inclui a plataforma Moodle, para disponibilizar conteúdos (ex: videoaulas, guias do participante e ebooks), realizar atividades, interação com os(as) discentes, dentre outros. Portanto, as ferramentas acessadas por meio do AVA servirão de apoio para:

● Complementar o aprendizado de várias maneiras diferentes: carrossel de imagens, análise de situações-problema, gamificação, glossário, infográfico, mapa mental, mapa conceitual, organograma, podcast, videocast, process chart, quadro comparativo, entrevista, texto complementares, wiki, workflow e as ferramentas do H5P - exemplos de estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem que poderão ser adotadas para o desenvolvimento do conteúdo de cada microcurso.
● Propiciar uma interação entre os(as) participantes da Especialização em qualquer horário e lugar: chat e fóruns (comunicações, dúvidas e discussão).
● Permitir atividades formativas e avaliativas: enquete, palavras-cruzadas, caça-palavras, serious game, quiz e questionário eletrônico.

Os critérios de avaliação e frequência serão estabelecidos e divulgados no AVA, em conformidade com a regulamentação da UFG. A emissão dos certificados será realizada pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA) da UFG.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Gestores municipais, estaduais de instituições de saúde; profissionais de saúde, preferencialmente àqueles que utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde, profissionais da tecnologia da informação, diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Carga Horária Total 450 horas
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 26/03/2024 a 22/12/2026
Turno ensino a distância (de acordo com disponibilidade de horário de cada participante), com encontros síncronos previstos para acontecerem nas terças-feiras, entre 19h00 e 20h30.
Quantidade de turmas previstas Quatro


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula serão executados de acordo com o Edital de Seleção elaborado pela Coordenação do Curso e aprovado pela Unidade Acadêmica executável.

Último Edital: clique aqui e confira.

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: previsão para início em março de 2024 e término em setembro de 2025.
● Turma 2: previsão para início em abril de 2024 e término em outubro de 2025.
● Turma 3: previsão para início em abril de 2024 e término em outubro de 2025.
● Turma 4: previsão para início em março de 2025 e término em setembro de 2026.

 

 

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Disciplinas

Trajetória da Saúde Digital no Brasil (10h) Ementa: Introdução à Saúde Digital; Linha do tempo da Saúde Digital no Brasil; Principais diretrizes e regulamentações sobre a Saúde Digital no Brasil.
Rede Nacional de Dados em Saúde: o Que Precisamos Saber? (15h) Ementa: Programa Conecte SUS - apoio à informatização de Estabelecimentos de Saúde e Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS): histórico, estrutura, objetivos, organização e perspectivas. RNDS: histórico, princípios, importância, benefícios, componentes (serviços informacionais e tecnológicos) e noção geral de suas características: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): ênfase nos princípios, especialmente sobre transparência e qualidade de dados; Conjunto mínimo de dados (modelos de informação); HL7/FHIR (troca de dados); Blockchain (segurança e rastreabilidade); Cloud (escalável, multicloud); Mobile health; Padrões - quais as suas finalidades?; Bases de dados que alimentam os serviços informacionais da RNDS: CNS, CNES, SIA, SIH, SIPNI, SISAB, TISS, BNAFAR, RTS e Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL); Complexidade da manutenção do legado e qualidade do registro. Formas de acesso à RNDS: Pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF); Segurança via consentimento; Catálogo de serviços (documentação, credenciamento e requisitos para conectar); Softwares/aplicativos: e-SUS APS, Portal. 
Segurança e Ética no Compartilhamento de Dados Pessoais de Saúde (15h) Ementa: História e conceitos importantes para o entendimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); LGPD: objetivos, princípios, aspectos éticos e demais conceitos importantes; Conceitos importantes para acesso seguro e ético dos dados pessoais a partir da RNDS: ética profissional (profissões de saúde regulamentadas); a RNDS em conformidade com a LGPD. Orientações aos profissionais, em relação aos dados pessoais de saúde: compartilhamento de dados; segurança; privacidade; confidencialidade; dentre outros conceitos importantes. Estratégias para engajamento e conscientização de profissionais e gestores(as) para garantir que o(a) cidadão(ã) tenha acesso à informação e acesso aos seus dados pessoais de saúde (dicas e
orientações).
Governança em Saúde Digital no Mundo e no Brasil (10h) Ementa: Principais conceitos sobre governança em Saúde Digital; Instrumentos de governança da Saúde Digital; Governança no Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital (PAM&A); Melhores práticas para governança de Saúde Digital no mundo e no Brasil; Modelo de governança 4.0; Modelos internacionais de governança em Saúde Digital.
Pensamento Computacional (10h) Ementa: Como funcionam os sistemas computacionais; Como são construídos os sistemas computacionais; Perspectivas.
Sistema de Saúde Brasileiro (10h) Ementa: SUS: princípios, estrutura, organização, mobilização e participação social; Políticas de saúde; Estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde; Rede de Atenção em Saúde (RAS); Incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde (10h) Ementa:Ensino remoto e ensino a distância: aspectos teóricos e conceituais; Teoria da aprendizagem significativa e metodologias ativas; Relação entre teorias cognitivas de aprendizagem e as tendências pedagógicas; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e na aprendizagem em saúde: acesso e organização de materiais; realização de atividades (síncronas e assíncronas); avaliação da aprendizagem; comunicação, monitoramento e acompanhamento.
Engajamento do Paciente (10h) Ementa: Humanização do atendimento; Relação de confiança entre profissionais de saúde e pacientes; Boas práticas para o acesso às informações confidenciais; O uso de tecnologias para a Saúde Digital na perspectiva do letramento em saúde.
Semiologia Clínica (20h) Ementa: Princípios e bases da semiologia geral; Diagnóstico, prognóstico, plano de cuidado e avaliação processual; Exames complementares; Relação profissional-paciente; Qualidade do registro da informação em saúde.
Modelagem de Processos de Saúde (15h) Ementa: Engenharia de processos de negócios: conceitos, técnicas, métodos e ferramentas; Notação de modelagem de processos de negócios (Business Process Model and Notation) aplicados à saúde; Workflow: conceitos, ferramentas e aplicações; Prática de modelagem de negócios (representação, análise e melhoria).
Repositórios e Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (15h) Ementa: Repositório e Registro Eletrônico em Saúde (RES): conceitos e finalidades; Documentos clínicos do registro em saúde: Sumário de alta hospitalar; Registro de atendimento clínico; Sumário de referência; Sumário de atendimento (contrarreferência); Resultado de exames; Sumário de imunizações. Prontuário eletrônico do(a) paciente: conceitos, definições e evolução; Sistema de apoio à decisão; Estrutura básica dos sistemas de informação em saúde (SIS); Sistemas de informações que registram as informações de saúde do País, incluindo procedimentos ambulatoriais e hospitalares, casos notificados, nascimentos e óbitos; Modelo de certificação de sistemas de RES da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
(SBIS) e Conselho Federal de Medicina (CFM).
Qualidade do registro da informação em saúde (15h)
Ementa: Qualidade de dados: conceitos e importância da qualidade dos dados em saúde; Diretrizes sobre documentação clínica, codificação de diagnósticos e procedimentos, e outras práticas essenciais para promover a excelência na qualidade da informação em saúde; Dimensões da qualidade dos dados: confiabilidade, completude, cobertura e validade; Categorias de atributos de qualidade da informação; Gestão da informação: produtividade, integração e agilidade, assertividade na tomada de
decisões; Gestão da qualidade do registro da informação em saúde: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade; Papéis dos profissionais da tecnologia da informação e da saúde na criação de sistemas para o
registro dos dados de saúde; Selo de qualidade e acreditação; Responsabilidade ética sobre a qualidade do registro dos dados de saúde; A importância da qualidade do registro para a auditoria em saúde digital.
Registro de Sinais Biológicos (10h) Ementa: Aspectos conceituais do registro de sinais biológicos; Captação e digitalização dos sinais biológicos (temperatura, pressão arterial, oxigenação, batimentos cardíacos, atividade elétrica do coração, frequência, troca gasosa, atividade elétrica
cerebral); Eletrocardiograma, doppler, holter, encefalograma, eletromiografia, sensor de glicemia, termômetro, voz, monitor multiparamétrico - temperatura, pressão arterial, oxigenação, batimentos cardíacos, ondas cardíacas, frequência cardíaca e troca gasosa; Processamento e registro de sinais biológicos. 
Imagens Digitais com Finalidade de Diagnóstico (15h) Ementa: Diagnóstico por imagem: conceitos e aplicações (raio X, ultrassom, técnicas tomográficas, medicina nuclear) básicos para o estudo das imagens. Princípios de formação da imagem digital (Bit, Byte, LUT, pixel, voxel, escala de cinzas, qualidade da imagem). Imagem DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine). PACS – Sistema de comunicação e arquivamento de imagens. Processamento, visualização e armazenamento das imagens de diagnóstico.
Saúde Móvel (10h) Ementa: Aspectos básicos da saúde móvel: Introdução à tecnologia móvel para a saúde, conceitos e evolução. Aplicações da tecnologia de saúde móvel como ferramentas para fortalecimento do Sistema de Saúde. Novas perspectivas para a oferta de serviços por meio da saúde móvel. Serviços em saúde decorrentes do desenvolvimento da saúde móvel e de dispositivos vestíveis. Cenários de uso de tecnologia móvel pelos profissionais de saúde das linhas de frente para mobilizar os recursos e melhorar a concepção das aplicações de saúde móvel.
Epidemiologia e Saúde Pública (10h) Ementa: Conceitos e aplicação da epidemiologia; Métodos epidemiológicos e níveis de evidência; Medidas de efeito e de associação utilizadas em epidemiologia; Fontes de dados epidemiológicos e Sistemas Nacionais de Informação em Saúde relacionadas à RNDS; Segurança dos dados registrados nos Sistemas Nacionais de Informação em Saúde; Ferramentas de gestão para apoio na identificação, análise e resolução de problemas: 5W2H (What, Where, When, Who, Why, How, Whom);  Diagrama de Ishikawa.
Indicadores de Saúde Digital (20h) Ementa: Principais indicadores de Saúde Digital no Brasil e no mundo, incluindo também os indicadores de maturidade digital; Instrumentos de Monitoramento e Avaliação com base em indicadores de Saúde Digital; Análise e interpretação de dados de Saúde Digital: Ferramentas e técnicas de análise de dados; Visualização de dados para identificação de tendências e padrões; Interpretação dos resultados e insights relevantes. Exemplos de utilização dos indicadores de Saúde Digital para tomada de decisões.
Avaliação Econômica em Saúde (20h) Ementa: Economia em saúde: conceitos e aplicação. Distribuição de recursos num sistema público de saúde: modelos de financiamento e fontes de recursos. Análise Econômica em Saúde e modelos para avaliação econômica. Incorporação de novas tecnologias no Brasil e no mundo. SUS: Núcleos de Economia da Saúde, alocação de recursos e Banco de Preços em Saúde. Judicialização no SUS.
Terminologias Classificações e Vocabulários  (20h) Ementa: Linguagem geral e terminologias; Principais terminologias e classificações do campo da saúde: Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE); Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagens; Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP); Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10 e 11); Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); Current Dental Terminology (CDT); Logical Observation Identifiers, Names, and Codes (LOINC); Nursing Diagnosis Association (NANDA); Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms (SNOMED-CT); Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde (SIGTAP); Terminologia Aplicada à Educação Física; Terminologia em Nutrição Clínica; Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).
LOINC - Logical Observation Identifiers Names and Codes (10h) Ementa: Definição; Motivação; Importância do Logical Observation Identifiers Names and Codes (LOINC); Partes do LOINC; Estruturas de dados; Distribuição; Mapeamento (Regenstrief LOINC Mapping Assistant [RELMA]); Ferramentas.
Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (10h)
Ementa: Estrutura e organização do Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED-CT); Navegação e pesquisa na ferramenta de busca do SNOMED-CT; Mapeamento de termos clínicos para conceitos do SNOMED-CT; Exemplos de utilização do SNOMED-CT em padrões de saúde digital e em sistemas de registro eletrônico em saúde.
Classificação Internacional de Doenças - 11ª Revisão (10h)
Ementa: Classificação Internacional de Doenças: conceitos, finalidade e uso; Principais mudanças e novidades na Classificação Internacional de Doenças - 11ª Revisão (CID-11); Ferramentas de navegação e codificação da CID-11; Casos de uso e aplicações da CID-11 em Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde.
Certificação digital na área da saúde (10h) Ementa: Conceitos e histórico da certificação digital no Brasil; Certificado digital: tipos e sua validade; Diferenças entre assinatura digital e certificado digital; Benefícios e aplicações de certificado digital na Saúde Digital; Organização da ICP-Brasil; Processo de aquisição e uso.
Padrões de interoperabilidade em saúde (30h) Ementa: Conceituação e importância de padrão no contexto da Saúde Digital; Organizações e instituições que gerenciam padrões: ABNT, ISO e outras; Padrões para interoperabilidade: OpenEHR e HL7 FHIR; Sistemas de codificação (coding systems); IHE (Integrating the Healthcare Enterprise).
FHIR para o gestor e profissional de saúde (30h)
Ementa: Introdução ao FHIR: conceitos, fundamentos, histórico e benefícios; Visão geral da arquitetura do FHIR: Organização em níveis (módulos); Principais recursos e elementos do padrão; Utilização de perfis (profiles) para extensão e customização. Processo de implementação do FHIR em sistemas de saúde; Considerações éticas relacionadas à troca de informações de saúde com o FHIR; Exemplos de implementação do FHIR na prática clínica e gestão de saúde: Aplicações do FHIR em sistemas de registros eletrônicos de saúde; Uso do FHIR para facilitar a troca de informações clínicas e coordenação de cuidados clínicos; Potencial do FHIR para melhorar a experiência do paciente e a eficiência nos serviços de saúde; Utilização do FHIR para tomada de decisões clínicas e gerenciais em saúde; Exemplos de casos de sucesso.
FHIR para o profissional da tecnologia da informação (30h)
Ementa: Introdução ao FHIR: conceitos, fundamentos, histórico e benefícios; Arquitetura e estrutura do FHIR: Modelagem de recursos e tipos de dados no FHIR; Estrutura dos recursos FHIR (elementos, extensões, identificadores); Elementos-chave da especificação FHIR (Recursos: Observation, Patient, Practitioner, etc.); Utilização de perfis (profiles) para extensão e customização. Comunicação e troca de dados com o FHIR: Formatos de troca de dados (XML, JSON) no contexto do FHIR; Métodos de comunicação (HTTP, RESTful) utilizados com o FHIR; Interação entre sistemas de saúde usando o FHIR (consulta, criação, atualização, exclusão de recursos). Implementação do FHIR: Perfil de recursos e declaração de conformidade (conformance statements) no FHIR; Boas práticas para implementação do FHIR; Ferramentas e recursos para o desenvolvimento e teste de sistemas compatíveis com o FHIR. Integração de sistemas de saúde com o FHIR: Uso de APIs FHIR para integrar sistemas de saúde; Estratégias para a migração de sistemas legados para o FHIR. Segurança e privacidade no contexto do FHIR: Considerações de segurança no compartilhamento de dados de saúde; Autenticação e autorização em sistemas FHIR; Consentimento e controle de acesso aos dados de saúde no FHIR. Exemplos de aplicações e casos de uso do FHIR.
Modelagem da Informação em Saúde (20h) Ementa:Estruturação de um modelo de informação; Mapeamento entre atributos e terminologias; Representação da informação em saúde usando resources e profiles HL7-FHIR.
Governança técnica de infoestrutura (20h)
Ementa: Conceitos e fundamentos da governança técnica aplicada à infoestrutura, abrangendo desde modelos clínicos até os modelos computacionais em saúde; Papel da governança na gestão de modelos clínicos e computacionais; Metodologias e processos para desenvolvimento de modelos clínicos e computacionais; Plataformas e ferramentas utilizadas na governança técnica; Manutenção e atualização de modelos; Exemplos práticos e casos de sucesso.
Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (40h)
Ementa: Importância da integração com a RNDS; Regulamentação: Criação da RNDS; Padrões de interoperabilidade; Terminologias e ontologias; Governança, gestão, dentre outros. Papel, habilidades, insumos e macroatividades do integrador; Conector (modelo, requisitos, projeto e implementação); Ambiente de desenvolvimento (FHIR); Processo de credenciamento; Entradas e saídas; API FHIR.
Saúde Digital: Tendências e Oportunidades de Mercado (10h) Ementa: Encontros virtuais e lives (palestras) sobre inovações, tendências e oportunidades de mercado
em Saúde Digital.
Telessaúde (10h) Ementa: Conceitos e trajetória histórica da telessaúde no Brasil. Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Campos de atuação da telessaúde: teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação. Núcleos do Programa Telessaúde Brasil Redes.
Engenharia de Software na Saúde Digital (20h) Ementa: Fundamentos da Engenharia de software; Áreas de conhecimento da Engenharia de software; Aplicações na Saúde Digital: normas e processos para qualidade e/ou certificação de sistemas de informação em saúde.
Transformação Digital na Saúde (20h) Ementa: Transformação digital da informação e processos em saúde: aspectos históricos e desafios; Ferramentas digitais na prática em saúde; Aspectos éticos e legais da transformação digital.
Saúde Digital: Tendências e Oportunidades de Mercado (10h)
Ementa: Encontros virtuais e lives (palestras) sobre inovações, tendências e oportunidades de mercado em Saúde Digital.
Aplicações da inteligência artificial na saúde (10h)
Ementa: Princípios e bases da inteligência artificial (IA); Aplicações da IA na saúde: IA na análise da jornada do paciente; IA na previsão de doenças; IA na triagem de pacientes; IA como ferramenta de melhoria dos processos na saúde; IA como ferramenta para auditoria inteligente na saúde. Impacto ético da IA no trabalho e na gestão dos serviços de saúde; Integração da IA em sistemas de saúde: Benefícios e tendências futuras; Colaboração interdisciplinar entre profissionais de saúde e especialistas em IA; Adoção da IA em sistemas de registros eletrônicos de saúde e telessaúde. Instituições de saúde que estão adotando a IA na saúde.
Internet das Coisas na Saúde (10h)
Ementa: Importância da Internet das Coisas (IoT) na saúde; Aplicações gerais da IoT; Aplicações da IoT na saúde; Impactos da IoT na saúde; Benefícios e tendências futuras das aplicações da IoT na saúde.
Robótica na Saúde (10h)

Ementa: Princípios e bases da robótica; Aplicações, tendências e benefícios da robótica na saúde: Cirurgias robóticas; Manuseio de instrumentos cirúrgicos; Navegação por catéter robótico; Sistemas robóticos de monitoramento de pacientes; Reabilitação e assistência robótica; Manipulação de câmera intra-operatória. Impacto da Robótica no ensino, na assistência e na segurança à saúde do paciente; Instituições de saúde que estão adotando a robótica na saúde.

Metodologia Científica em Saúde Digital (15h) Ementa: Bases conceituais e metodológicas de pesquisa científica na investigação de problemas da prática profissional; Buscas bibliográficas usando terminologia/vocabulário controlado (DeCS e MeSH); Elementos textuais e essenciais para elaboração do projeto de pesquisa; Tipos de estudos metodológicos; Ética em pesquisa envolvendo seres humanos - Plataforma Brasil; Uso do Zotero para gerenciamento eletrônico de citações e referências; Uso de inteligência artificial na metodologia científica: ferramentas e aplicações.
Trabalho de Conclusão de Curso (40h) Ementa: Escrita científica/tecnológica; Laboratório de Inovação em Saúde Digital (LAIS): ambiente para produção do Trabalho de Conclusão de Curso.


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Contato

Coordenadora: Dra Renata Dutra Braga

Subcoordenadora: Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos

Secretária: Mariana Faleiro Gonçalves

E-mail: marianafaleiro@ufg.br

Site: https://especializacao.cgis.ufg.br/p/home 

 

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